O projeto Soja Inovação e Melhoria (SIM) foi criado para estimular a criatividade e inovação dos colaboradores da Soja de Portugal. O seu objetivo é, através dum processo de captação, triagem, avaliação e seleção de novas ideias, obter resultados benéficos para toda a empresa.
Todos os colaboradores, fornecedores, clientes e de mais interessados poderão dar a sua ideia. Aqui, poderão fazer as vossas sugestões de melhoria. Todas as ideias são bem-vindas!
Pode registar-se no Portal utilizando qualquer endereço válido de e-mail que desejar. Sugerimos, para que possa aceder a todas as funcionalidades do Portal, que indique o seu número de colaborador ao atualizar o seu Perfil.
Se tiver efetuado o registo com um e-mail pessoal e não tiver colocado o seu número de colaborador, possivelmente não está identificado como sendo colaborador da Soja de Portugal. Atualize o seu Perfil, incluindo a empresa e o número de colaborador e volte a tentar passado uns dias. Se, ainda assim, não tiver acesso às ideias, por favor entre em contacto com o Departamento de Inovação.
Sim, mas apenas utilizando os formulários em papel nos Pontos SIM. Nesse caso, é especialmente importante que guarde o talão, caso queira identificar-se mais tarde.
As ideias, antes de serem disponibilizadas para todos, são validadas pelo Departamento de Inovação. É possível que a sua ideia ainda não tenha sido validada, pelo que basta aguardar uns dias.
Os comentários, antes de serem disponibilizados para todos, são validados pelo Departamento de Inovação. É possível que o seu comentário ainda não tenha sido validado, pelo que basta aguardar uns dias.
Apenas os colaboradores do grupo poderão ver as ideias já apresentadas, as quais poderão comentar e até associar a uma nova ideia. As pessoas externas (clientes, fornecedores) poderão sugerir ideias, mas não têm acesso às ideias disponíveis.
A avaliação das ideias tem em conta diversos fatores, nomeadamente:
Exequibilidade
É fundamental que a ideia seja possível de executar, independentemente dos recursos (humanos e financeiros) necessários. Caso a pontuação deste critério seja inferior a 3, deverá ser recusada.
Grau de Inovação
É importante que cada ideia apresente um significativo grau de inovação, apresentando melhorias significativas relativamente ao estado atual do produto (ou gama de produtos), processo ou método de trabalho a que se refere.
Impacto Previsional
O impacto previsional considera o investimento previsto para implementar a ideia, em conjunto com o retorno que a ideia pode gerar.
Aceitação pelos beneficiários
É fundamental avaliar a aceitação que o resultado da implementação da ideia terá nos potenciais beneficiários, sejam colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros, a sociedade, etc.
Impacto na competitividade da empresa
Este critério avalia o impacto que a implementação da ideia poderá ter na competitividade da empresa, seja a nível comercial ou operacional.
Será sempre dada resposta a todos os colaboradores que se identifiquem, independentemente de a sua ideia ter sido aprovada ou recusada. Essa comunicação poderá ser feita pessoalmente ou por e-mail.
Salvo alguma exceção pontual, a resposta é dada no prazo máximo de 3 meses.
Todos os anos são escolhidas e premiadas as melhores ideias dos Colaboradores do grupo. Além do prémio atribuído à melhor ideia do Grupo Soja de Portugal, serão também escolhidas as melhores ideias da Sorgal, Savinor e Avicasal.
Os colaboradores da SPA serão considerados para o prémio Savinor e os colaboradores do Freixo e S. Tiago para o prémio Avicasal. Os colaboradores da Soja de Portugal, Agromar e Transportes Sorgal serão considerados para o prémio Sorgal.
As ideias vindas de pessoas ou entidades externas ao grupo não são elegíveis para prémio.
Sim. Apenas estão excluídos os Diretores.